Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira do `Açude Brumado´ está com sérios danos em sua estrutura

Foto: Reprodução l Vídeo

Moradores da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão apreensivos com rompimento de adutoras e rachaduras apresentadas na estrutura da barragem Luiz Vieira, do "Açude Brumado". Desde que foi inaugurada, há 34 anos, nenhuma manutenção de grande porte foi realizada. Os riscos são iminentes, e caso algo aconteça, os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas serão impactados diretamente. Rio de Contas é um dos principais roteiros do ecoturismo da Chapada Diamantina. A primeira cidade planejada do Brasil, possui um valioso circo arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), a barragem que possui 18 milhões de metros cúbicos  de água, redesenhou a geografia local. Ela foi construída, principalmente para garantir o abastecimento ao município e ao projeto de irrigação do Rio Brumado, no período de estiagem, e com objetivo secundário de promover o desenvolvimento da piscicultura. 

Máquinas trabalhando na época da construção em 1965 (Foto: Arquivo Histórico)

O projeto inicial da barragem, foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com sede em Fortaleza. Na época a empresa Geotécnica foi a responsável pelos estudos geológicos e geotécnicos da área. A barragem começou a ser construída em 1965, durante as escavações, foi detectada uma falha tectônica, por conta disso, as obras foram paralisadas, e só foram retomadas, 10 anos depois, em 1975. "Atrasou muito, era uma obra para 10 anos foram para mais de 15 anos, a terra planejem de lá, achou um vácuo". Disse Floriano José Luiz, aposentado do DNOCS. A inauguração foi em 1983, de lá para cá, nenhuma manutenção de grande porte foi executada. Alguns problemas estruturais, como rachaduras, rompimentos de adutoras e desgastes dos cabos de aço, dão sinais de que uma intervenção urgente precisa ser feita. 

Com apenas duas válvulas expulsoras, uma delas já está com problemas (Foto: Reprodução)

Um antigo funcionário do DNCOS, que para sua segurança, não quis se identificar relatou outros fatores de risco. "O DNOCS já repassou para o Ministério da Integração, sobre aquele problema no Açude Brumado, não é só aquilo não, tem mais coisas, ali é um dos pequenos problemas, outros maiores problemas estão lá para todos verem, o canal por exemplo, pode quebrar a qualquer momento." Questionou o funcionário, que ainda está na ativa. Segundo os antigos funcionários do DNCOS, o material usado na Barragem era terra socada, a população está apreensiva e teme que algo pior aconteça. "Se romper esta barragem é um perigo para a cidade, o nível de água que vai descer ali é muito grande, vai afetar a cidade inteira." Falou com preocupação, Hélio Ernane Lima, morador de Rio de Contas. "Morre todo mundo, na parte de baixo". Relatou Edna Santos, também moradora da cidade. 

Rachaduras na estrutura mostram o perigo de um vazamento extremo (Foto: Reprodução)

Outro funcionário do DNOCS, Valter Pereira de Brito, falou com a nossa reportagem sobre as condições precária do equipamento. "As comportas hoje em dia estão sendo sustentadas com cabo de aço, porque geralmente se deixar elas soltas, elas terminam arriando, bloqueando a água, nós colocamos dois cabos de aço, dois em cada comporta para ficar suspensa, e só tem duas válvulas expulsoras, nós só estamos trabalhando com elas duas, e elas já estão com problemas, e uma delas já está com vazamento em baixo, e precisa de manutenção." Relatou Valter. O engenheiro responsável do DNCOS em Salvador, Rui Ribeiro de carvalho, é o responsável pelas obras de manutenção da Barragem Luiz Vieira, e por e-mail ele informou que o açude não corre o risco de romper, mas admitiu a inexistência de manutenção, alegando falta de verbas. 

Por Redação l 97NEWS l Informações Rádio Rio de Contas